Cursos de Formação

Kundalini Yoga

Este Curso de Formação de Instrutores é aberto a todos! Para aqueles que desejam se tornar profissionais como Instrutores de Yoga, este curso fornece as melhores condições didático pedagógicas para uma Formação segura e fundamentada.

O curso abre uma perspectiva ampla da história, filosofia e psicologia do Yoga e sua importância no atual movimento histórico. E possibilita um conhecimento teórico/prático das técnicas do Yoga e seus efeitos sobre a dimensão orgânica, emocional e mental.

Para aqueles que não pensam em se tornar Instrutores, que aspiram apenas aprofundar sua experiência com Yoga e Meditação e mergulhar mais profundamente em seu crescimento pessoal, podem contar nesse Curso com a orientação de profissionais experientes, que estudam vivenciam e ensinam há muitas décadas o caminho do Kundalini Yoga e Meditação.

Objetivos do Curso

:: Formar Instrutores capazes de ensinar com excelência a ancestral Tradição do Kundalini Yoga e Meditação.

:: Possibilitar uma profunda vivência de auto transformação através dos ensinamentos e práticas do Kundalini Yoga, para que o novo Instrutor tenha como base sólida da sua Formação Profissional o desenvolvimento de sua própria consciência;

:: Desenvolver uma cultura de valores e estilo de vida saudáveis e sagrados em sintonia com o sentido essencial do Yoga.

Programa do Curso

Nível I
:: História, Filosofia e Psicologia do Yoga.
:: Fundamentos do Kundalini Yoga e sua relação com as principais linhagens da Tradição Yogi.
:: Técnica e Prática do Kundalini Yoga: o conceito de kriya; asanas; pranayamas; bandhas; mudras; dristhis; mantras.
:: Anatomia Aplicada ao Yoga.
:: Sistema Energético: prana, prana vayus, kundalini, nadis, granthis, chakras, os 10 Corpos, tatwas e gunas.
:: Mente e Meditação: as mentes impessoais e funcionais. projeções e facetas; jogos mentais; Meditações especificas para cada aspecto da mente.
:: A Linhagem do Shabad Guru na Tradição de Guru Nanak e sua vivência no contexto do Kundalini Yoga.
:: Humanologia: visão tântrica do ser humano. Natureza do feminino e do masculino; sexualidade; relações autênticas; prosperidade e êxito; comunicação consciente; morte e renascimento.
:: Alimentação e estilo de vida yogi.
:: A Identidade e os papeis do Instrutor de Kundalini Yoga dentro e fora da sala de aula.
:: Prática do Ensino do Kundalini Yoga e Estágios supervisionados.

Nível II


É constituído por Cursos Intensivos constituindo módulos da Formação completa de nível II. Abordam temas fundamentais para o aperfeiçoamento profissional, a auto transformação e o desenvolvimento da consciência espiritual.

1. Yogaterapia – Aplicações Terapêuticas do Yoga.
Esse Curso desenvolve a capacidade de usar os recursos terapêuticos do Yoga para atender necessidades especificas de indivíduos e grupos.
É uma Terapia integral para corpo, emoção e mente. Inclui o uso correto das Posturas, Movimentos, Respiração e Exercícios Expressivos para fins terapêuticos. Kriyas e Meditações do Kundalini Yoga. Sat Nam Rasayan. Numerologia Tantrica e Aconselhamento existencial.
Capacita um profissional de Personal Yoga e Yogaterapeuta.


2. A Mente: seus aspectos, projeções e facetas. Um avanço no auto esclarecimento e compreensão dos processos psicológicos de si mesmo e do outro. Envolve o estudo de um sofisticado mapa da mente, proveniente da Tradição do Kundalini Yoga, que entende a mente como uma dinâmica que envolve 09 aspectos, 27 projeções e 81 facetas. Através desse estudo é possível fazer um auto diagnóstico quanto as próprias necessidades no caminho da auto transformação. Inclui as práticas yogis de intervenção para dissolver padrões de auto ilusão e acordar a consciência de Si mesmo além da mente. Utiliza ensinamentos de Kundalini Yoga, Raja Yoga e Gyan Yoga.


3. Filosofias do Yoga. (As Filosofias da India e o Yoga) Investigar a fundo mergulhando no contexto do Pensar Yogi que surgiu da vivencia dos Mestres e sábios da Índia. E ai se lançar na experiência e manejo dos conceitos que fundam essa Tradição. Saber e Ser o que ensina. Deixar de ser estrangeiro para aquilo mesmo que pretende representar. Identidade e diferença de perspectivas do Samkhiya, Vedanta, Tantra e o Ensino dos Gurus Sikhs. Como essas Escolas fundamentam e orientam a Prática Yogi e aparecem no Bhakti Yoga, Gyan Yoga, Raja Yoga e nos Shabads e Mantras usados no Kundalini Yoga.


4. Especialização de Instrutores de Yoga para atender necessidades especiais: Crianças; Gestantes; Terceira Idade; Dependência Química.
Grupos com necessidades especificas são melhor atendidos quando o trabalho é direcionado. Mas para isso é necessário um profissional preparado que compreenda os objetivos e métodos do Yoga para aquele público. Essa é intenção desses Cursos que constituem a quarta etapa do Nível II.


Instrutores

GurSandesh Kaur Khalsa
Professora Formadora Instrutores de Kundalini Yoga e Diretora do Nanak Ashram – Escola de Kundalini Yoga em Curitiba. Durante 06 anos foi Monja do Raja Yoga na Escola Brahma Kumaris. É Yoga Terapeuta e Reiki Master nos Sistemas Usui e Tibetano. Desenvolve projetos de educação e valores humanos em empresas, escolas e instituições culturais.

Akal Muret Singh
Professor de Filosofia formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conheceu Kundalini Yoga em 1989 quando já era Instrutor de Hatha e Sarva Yoga. Estudou em diferentes Escolas e há 27 anos atua como Professor Formador de Instrutores em Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro,Florianópolis e outras cidades do Brasil. Por 21 anos lecionou no Curso de Graduação em Yoga na Faculdades Integradas Espírita em Curitiba. Professor de Kundalini Yoga, Sarva, Hatha e Raja Yoga. Reiki Máster e Terapeuta integrando Numerologia Tantrica, Bioenergética, Massagem e Yoga Terapia. Há 19 anos fundou o Nanak Ashram em Curitiba e através dessa Escola atualmente ministra Cursos em todo o Brasil.

 

E grande equipe de professores formadores.

Investimento

Até dia 21 de fevereiro de 2020 com valor promocional à vista R$ 4.000 ou 10x de R$ 470.

Cronograma 2020

Módulo I
28 e 29 de março : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo II
25 e 26 de abril : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo III
30 e 31 de maio : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo IV
27 e 28 de junho : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo V
25 e 26 de julho : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo VI
29 e 30 de agosto : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo VII
26 e 27 de setembro : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo VIII
24 e 25 de outubro : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo IX
28 e 29 de novembro : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

Módulo X
12 e 13 de dezembro : 8h30 às 18h30 : sábado e domingo

 

* As datas podem sofrer alterações.